50 Anos de Presença em Monte Real

No passado dia 5 de Março, com a Celebração Eucarística deu-se início às comemorações do 50º aniversário da chegada das Irmãs Clarissas a Monte Real.

Esta Fundação, querida por Deus, foi inspirada por Ele mesmo à Madre Maria Teresa, então abadessa do Mosteiro do Louriçal, no termo das obras de restauro daquele Mosteiro levadas a cabo pela Madre Teresa, como ela mesma conta:

«Andando muito empenhada nas obras de restauro do Convento do Louriçal, vendo que as ditas obras estavam já bastante adiantadas, por inspiração de Deus e movida pelo zelo de ver a Ordem das Clarissas mais dilatada, pensei numa nova Fundação.» (M. Teresa)

Depois de todas as diligências e formalidades, chegou a hora de Deus e, no dia 5 de Março de 1965, Madre Teresa com mais três Irmãs, entre elas a dedicada Madre Maria do Amor Divino sua generosa colaboradora, chegaram a Monte Real.

Por grande generosidade do Proprietário das Termas, o Senhor Olímpio Duarte Alves, as Irmãs ficaram instaladas no primeiro andar de um dos edifícias das Termas, onde permaneceram cerca de ano e meio em estrita pobreza. Precisamente um ano depois ingressou na Comunidade a Primeira Postulante, hoje Irmã Maria Clara.

Com a Comunidade a crescer, houve necessidade de procurar um novo espaço enquanto se procedia às diligências para a construção do Futuro Mosteiro. O local escolhido foi o casal de Santa Teresinha, na Rua de Leiria, para onde se transferiu a Comunidade, no dia 25 de Novembro de 1966.

Apesar de todas as dificuldades e da estreiteza do espaço, a Comunidade cresceu durante os poucos anos que ali permaneceu, tendo sempre como fulcro e centro da vida comunitária a adoração ao Santíssimo Sacramento e a recitação do Rosário.

Em Março de 1969 iniciaram-se as obras do actual Mosteiro que foi inaugurado a 19 de Março de 1972, depois de três anos de ininterrupto trabalho e dedicação. À data da inauguração a Comunidade contava já com 17 Irmãs.

A preocupação primordial da Madre Teresa, tanto no Mosteiro do Louriçal, como neste, foi o crescimento espiritual da Comunidade, privilegiando sempre a adoração ao Santíssimo Sacramento que é o fundamento do nosso Carisma.

Portanto neste ano 2014, a Comunidade celebra com alegria e júbilo o seu início, dando graças ao Senhor por todas as maravilhas que realizou e continua a realizar em cada membro e através deles. A Comunidade estende a sua gratidão a todos os que há cinquenta anos e, ao longo deles, até agora, nos ajudaram e continuam a ajudar com a sua presença, oração e ajudas a todos os níveis. Em tudo e em todos a Comunidade reconhece a liberalidade da Divina Providência e eleva o seu mais jubiloso hino de louvor e gratidão, em cada dia que passa.

A Comunidade, na sua vida de oração pede a Deus que a todos recompense envolva no manto do Seu amor e misericórdia.